top of page
  • Foto do escritori9 Academia

Tecnologia a favor da solidariedade: aplicativos ajudam a fazer a diferença


Recentemente compartilhamos aqui dez dicas simples para incluir a solidariedade em seu dia a dia. As sugestões, em sua maioria, levam em conta as vantagens da proximidade entre pessoas e instituições. No entanto, com o apoio da tecnologia, tem sido cada vez mais fácil expandir as fronteiras para praticar o bem. Disponíveis para dispositivos Android e iOS, aplicativos conectam usuários dispostos a ajudar com aqueles que estão precisando de auxílio.

SOLIDARIEDADE NA PALMA DA MÃO

Cruz Vermelha

Há 110 anos prestando ajuda humanitária, a Cruz Vermelha Brasileira está presente no Distrito Federal e em outros 20 estados. Assim, para se modernizar e estar mais próxima da população, a instituição criou o App CVB. Gratuito, ele pode ser baixado tanto na App Store quanto na Google Play. Dessa forma é possível levar a ajuda humanitária na palma da sua mão. A partir do aplicativo você tem acesso a cursos e treinamentos e pode se tornar voluntário da Cruz Vermelha. Além disso, consegue participar de grupos de debate, enquetes e pesquisas e utilizar o Assistente Virtual de Primeiros Socorros. Por meio do ChatBot também é possível tirar dúvidas sobre doação de sangue. O aplicativo também conta com notícias diárias e conteúdo exclusivo da Cruz Vermelha, além do endereço de cada filia brasileira. Inclusive pode usar a plataforma para fazer doações de maneira rápida e segura.

Civida

Idealizado como o aplicativo da solidariedade, o Civida tem a proposta de contribuir com a qualidade de saúde pública do Brasil. Para tanto, busca auxiliar pacientes com deficiência temporária ou definitiva que necessitam de ajuda para obter equipamentos. Sejam eles para tratamento, mobilidade e/ou aumento de qualidade de vida. Dessa forma, o CividaApp conecta usuários que precisam aos que dispõe de aparelhos para doar ou emprestar temporariamente. Entre eles, cadeiras de rodas, muletas, aparelhos auditivos. Basta que a pessoa, entidade ou empresa cadastre seu item no sistema. Em seguida, o app se encarrega de gerenciar a negociação e facilitar a combinação de entrega entre os usuários. Até o momento o Civida pode ser baixado gratuitamente apenas na Google Play, por usuários de dispositivos Android.

Be My Eyes

Criado para ajudar pessoas cegas ou com visão limitada, o Be My Eyes está disponível na Google Play e App Store. Gratuito, ele é composto por uma comunidade global de pessoas cegas ou com visão limitada e voluntários sem deficiência visual. Dessa forma, ele combina o poder da tecnologia e a solidariedade humana para fazer o bem. Quando um usuário cego ou com visão limitada solicita ajuda, o Be My Eyes manda uma notificação para vários voluntários. Essa conexão é baseada no idioma de ambos e, ainda, no fuso horário. Então, o primeiro voluntário que responder à solicitação recebe uma chamada de vídeo do outro usuário. Dessa forma, a partir do áudio e do vídeo dos dispositivos, é possível estabelecer a comunicação necessária para resolver tarefas. Entre elas, verificar a data de validade de alimentos e medicações, combinar cores e até verificar as luzes do ambiente.

Fazer o bem também é uma forma de exercício! Então, conte sempre com a i9 Academia para investir em mais saúde e qualidade de vida!

Foto: iStock/Halfpoint

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page