top of page
  • Foto do escritori9 Academia

Serenidade: uma estratégia para melhorar a saúde física e emocional


Com tantos compromissos e atribuições, manter uma vida livre de preocupações parece tarefa cada vez mais complicada. Tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, o estresse e a exaustão costumam marcar presença de forma constante. Neste contexto – numa escala de 0 a 10 -, o quanto você se considera uma pessoa tranquila e equilibrada? Pois saiba que, mesmo sendo difícil viver momentos de calmaria e serenidade, eles são essenciais para a saúde física e emocional. Especialmente em função de criar uma proteção para o corpo contra doenças e contribuir para maior longevidade.

Uma pessoa que consegue manter a calma em situações adversas tem mais facilidade para lidar com os problemas. Ou seja, para além do bem-estar, a serenidade ajuda a tomar melhores decisões para focar em planos e objetivos. Além disso, é possível ser mais feliz, livre de ansiedade e estresse. Para ter mais tranquilidade em seu dia a dia é importante basear suas atitudes em autocontrole e autoconhecimento. Tudo para não deixar que contratempos causem muitos impactos em suas emoções. Assim, para desenvolver a paz mental é recomendado investir em alguma atividade que o conecte consigo mesmo.A meditação, a Yoga são alguns exemplos. Mas pequenas e simples mudanças em seu estilo de vida também podem aumentar sua sensação de tranquilidade. Que tal descobrir sua própria fórmula? Vale lembrar que a paz interior não está exatamente relacionada à espiritualidade. Na verdade, ela também tem a ver com um estilo de vida equilibrado.

DICAS PARA DESENVOLVER A SERENIDADE

– Evite ser uma pessoa impulsiva – Exercite o pensamento positivo – Reclame menos – Seja uma pessoa grata a tudo o que possui – Não alimente suas preocupações nem foque sua atenção em seus problemas – Elimine expectativas negativas – Não se entristeça com facilidade – Ignore comentários maldosos e negativos sobre você ou sua vida – Mude sua postura perante dificuldades – Seja mais otimista – Estimule sua felicidade e bem-estar com atividades que lhe façam bem – Pratique a meditação diariamente – Não tente controlar a sua própria vida – Não alimente seus medos – Evite se envolver em brigas e discussões – Foque no presente – Mantenha a sua mente equilibrada e estável – Substitua pensamentos negativos por positivos – Desenvolva o hábito de ser uma pessoa alegre e agradável – Exerça o seu autocontrole – Cultive a alegria

Foto: iStock/AntonioGuillem

176 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page