top of page
  • Foto do escritori9 Academia

O que você faz? 5 passos para definir seu propósito de vida


Por Nara M. Müller*, consultora de carreira e negócios

Ainda em novembro de 2016, participei do treinamento “O Monge e o Executivo”. Dessa forma, uma das lições que aprendi foi que precisamos encontrar nossa essência. Ou seja: aquilo que nos define como seres humanos, que sabemos fazer melhor, que nos traz o sentimento de realização e felicidade. Sendo assim, sugiro que você faça uma análise do que gosta e não gosta de fazer. Além disso, reflita sobre se você é feliz com o que faz. Afinal, neste texto falarei sobre o propósito de vida, que está diretamente relacionado à nossa realização pessoal e profissional. Aliás, você sabe qual é a sua missão?

Todos estamos nesta vida com um propósito, e nosso trabalho/carreira deveria permitir sua efetivação. Descobrir qual a nossa essência é fundamental para que nos realizemos como seres humanos e profissionais.

AFINAL, O QUE VOCÊ FAZ DA VIDA?

“Se alguém lhe perguntar o que você faz, será que você consegue responder numa pequena frase?”. Essa pergunta foi feita pelo produtor cinematográfico Adam Leipzig em uma palestra no TED. Logo, muitas pessoas da plateia foram dizendo suas profissões. Mas poucas conseguiram traduzir o propósito de suas atividades. Assim, foi fácil dizer que eram professores, donas de casa, ou diretores de uma empresa. Porém, o que Leipzig queria saber, era em que a profissão exercida contribuía para melhorar a qualidade de vida das pessoas, em geral.

UM “RESUMO” DE SI MESMO

Para facilitar a descoberta do seu propósito de vida, Adam Leipzig apresentou uma fórmula simples, resumida a cinco perguntas. Assim, eu as responderei, como exemplo, com base em mim mesma. Você fica com o desafio de dar as suas próprias respostas e encontrar seu propósito – sua missão, sua essência de vida. Combinado?

1.Quem você é?

Eu sou a Nara Müller;

2. O que você faz?

Sou consultora de carreira e de negócios;

3. Para quem você faz?

Para pessoas que querem desenvolver competências profissionais;

4. O que elas querem ou precisam?

Elas querem atingir seus objetivos;

5. Quais são os resultados? Como essas pessoas mudam?

Elas se tornam pessoas realizadas.

Por fim, Adam orienta que formulemos uma frase com as cinco respostas:

“Sou a Nara Müller, trabalho como consultora para ajudar pessoas a atingirem seus objetivos e se tornarem realizadas.”

E a sua frase? Como ficaria?

*Nara M. Müller é administradora, Mestre em Engenharia de Produção e fundadora da Unlock Training.

Foto: iStock/Devenorr

38 visualizações0 comentário
bottom of page