top of page
  • Foto do escritori9 Academia

Exercícios físicos: saiba por que é tão necessário manter a regularidade


Você está realmente focado e determinado a sair da zona de conforto para alcançar resultados diferentes em 2019? Então, saiba que disciplina e dedicação não podem faltar na sua rotina de exercícios físicos. Toda vez que seu corpo recebe um estímulo diferente do que está acostumado, ele gera adaptações/transformações. Esses ajustes são sinalizados por microlesões que ocorrem de acordo com o tipo de estímulo gerado. Por exemplo: se as microlesões foram ocasionadas em um treino de força, a adaptação produzida será de aumento de força. Se foram geradas durante um estímulo de resistência, acontecerá uma melhora da resistência. Se o estímulo treinado for de flexibilidade, ocorrerá uma adaptação para melhorar sua flexibilidade, e assim por diante. No entanto, essas células musculares transformadas têm um custo. Elas gastam mais energia para manter essa adaptação, afinal, agora estão mais fortes, e/ou mais resistentes e/ou mais flexíveis.

De outra forma, o organismo tem heranças primitivas de quando a comida não era algo tão fácil de se adquirir. Por isso, sempre que pode, tenta reduzir o consumo energético do corpo em repouso. O objetivo é o de economizar para um possível longo período de jejum. Isso significa que, se você deixar de repetir os estímulos (treinos) por um período maior do que seis a oito dias, as adaptações (evoluções) adquiridas no treino anterior, já eram. O organismo entende que não é necessário gastar tanta energia pra manter uma célula que não está sendo utilizada. E, assim, as células adaptadas voltam a ter seu formato inicial.

O SEGREDO ESTÁ NA FREQUÊNCIA DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS

É justamente para alcançar aquele “estímulo diferente” às células musculares que os professores da i9 Academia recomendam a realização de exercícios físicos por pelo menos 3 vezes na semana. Com essa regularidade é possível manter as adaptações conquistadas durante os treinos. Ou seja, além de se dedicar às atividades físicas é importante focar numa rotina disciplinada. Conte com a i9 Academia para melhorar sua qualidade de vida e investir em sua saúde.

Foto: iStock/kzlmax

Acompanhe-nos nas redes sociais: Facebook e Instagram.

4 visualizações0 comentário
bottom of page