Como identificar e manter o foco em seu propósito de vida


Quantas vezes você já teve vontade de seguir dormindo em vez de levantar da cama pela manhã? Para além de sua relação com o sono, a situação pode representar uma sugestiva ausência de estímulo. Ou seja, uma falta de motivação para enfrentar o dia que está apenas começando. Por outro lado, quando se tem um objetivo claro e positivo, torna-se muito mais fácil acordar com disposição e alegria. Dessa forma, que tal definir um propósito que seja capaz de renovar suas energias diariamente?

Refletir sobre sua missão no mundo é algo bastante simples e pode fazer grande diferença em sua vida. Tanto quanto a realização de exames médicos regulares ou a avaliação periódica de sua vida financeira. Afinal, assim como saúde e dinheiro, ter paz de espírito também é essencial para se viver bem. Portanto, para manter seu senso de propósito ativo é igualmente importante testar seu significado com certa frequência. O que o inspira e o incentiva a viver? O que o motiva a lutar por seus objetivos? Para identificar seu propósito, é preciso analisar sua história e avaliar questões que representem paixões e valores pessoais. Entender o que é realmente essencial para você e separar de tudo aquilo que não é. Acima de tudo, deixar de comparar a sua vida com a dos outros.

Feito isso, escreva uma declaração clara de suas intenções, seja em papel ou meio digital. Coloque sua essência nas palavras, de forma que elas consigam chamá-lo para a ação todos os dias. Especialmente porque são as ações – e não as palavras – que realmente importam. Como primeira tarefa ao acordar, leia sua declaração de propósito e conduza esse impacto ao longo de todo o dia.

UM CHECKLIST DO PROPÓSITO

Tão importante quanto definir um propósito é avaliar se você está conseguindo viver segundo ele. Para tanto, avalie e preencha o checklist a seguir, levando em conta a pontuação que melhor represente suas respostas:

0 = Não consigo opinar

1 = Definitivamente não

2 = Com algumas ressalvas

3 = Talvez, de alguma forma

4 = Sim

BLOCO TER (vida exterior)

[   ] Eu acordo energizado em relação ao dia que começa. Sinto-me bem com a minha vida e grato pelo que tenho.

[   ] Assumo riscos para fazer coisas que me interessam. Encontro maneiras de oferecer meus dons e talentos para o mundo.

[   ] Estou animado e esperançoso com o futuro. Não tenho muitos arrependimentos sobre coisas que não fiz.

[   ] Eu vou dormir à noite sentindo que meu dia foi bem vivido.

Pontuação total do bloco = [   ]

BLOCO FAZER (vida interior)

[   ] Fazer coisas pelos outros é importante para mim e eu arranjo tempo para isso. Quando tenho decisões importantes a tomar, concentro-me no que me interessa profundamente e deixo que isso me sirva de guia.

[   ] Eu gosto de estar sozinho. Sei no que sou bom e uso meus talentos para fazer a diferença na vida das pessoas.

[   ] Tenho coragem de enfrentar minhas adversidades. Estou evoluindo e compartilhando experiências.

[   ] Eu mantenho um equilíbrio entre salvar e desfrutar o mundo.

Pontuação total do bloco = [   ]

BLOCO SER (vida espiritual)

[   ] Eu sinto a presença de um poder superior. Mantenho uma prática espiritual consistente (cultos religiosos, voluntariado, relação comunitária, etc.).

[   ] Sinto uma sensação de serenidade. Ofereço compaixão aos outros prontamente.

[   ] Ofereço perdão aos outros facilmente e tenho um profundo sentimento de gratidão pela minha vida.

[   ] Eu sei exatamente pelo que gostaria de ser lembrado.

Pontuação total do bloco = [   ]

PONTUAÇÃO TOTAL DA SOMA DOS BLOCOS = [   ]

INTERPRETAÇÃO

Bloco TER – Representa a dimensão de sua experiência e de suas atividade externas. Com que eficácia você se relaciona com as escolhas “ter” em sua vida.

Bloco FAZER – Representa a dimensão da sua experiência e da sua atividade interna. Com que eficácia você se relaciona com as escolhas do “fazer” em sua vida.

Bloco SER – Representa a dimensão de sua experiência “invisível” e atividade espiritual. Quão efetivamente você se relaciona com as escolhas de “ser” em sua vida.

PONTUAÇÃO

A pontuação em cada bloco é uma medida do seu desenvolvimento naquele item. Sua pontuação total (que pode ser de até 84) ajuda a mensurar o poder do propósito que você está vivendo no presente.

64 a 84 – Sim, você está vivendo com propósito! Você tem clareza sobre o que realmente lhe importa e é importante no mundo.

43 a 63 – Sim, você está basicamente cumprido seu propósito! Continue evoluindo e compartilhando seus objetivos.

22 a 42 – É preciso ter mais clareza em seu propósito. Para isso, reflita e saiba quais são seus dons, paixões e valores.

0 a 21 – Viver com propósito não é um dom reservado para poucos. Por isso, não desista só porque sua pontuação é baixa neste momento. Aproveite a oportunidade para investir neste processo de identificar e manter o foco em seu objetivo de vida.

Conte com a i9 Academia para alcançar suas metas e melhor qualidade de vida!

Foto: iStock/FlamingoImages

#émaisqueexercício #i9elements #propósito #seri9édez

0 visualização

Contato

Deseja conhecer a i9 academia? Agende uma visita! Será um prazer receber você!

Endereço: R. Augusto Jung, 481 - Centro, Novo Hamburgo - RS - CEP: 93510-340

Horário de funcionamento:

Segunda à sexta das 6h às 22h
​Sábados das 9h às 13h

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Whatsapp
arrow&v

© 2020 - Comunicação e Marketing i9 academia