Comer com moderação pode ser algo subjetivo


De um lado as dietas restritivas. De outro, pessoas que esperam atingir seus melhores resultados comendo de tudo um pouco. No entanto, independentemente dos objetivos, priorizar a saúde e o bem-estar é sempre o mais importante. Para isso a dica é combinar uma dieta equilibrada a uma rotina de exercícios físicos. Até aqui, nenhuma novidade, certo? Porém, especialmente na hora da alimentação, não é somente a variedade que importa. Para comer bem é preciso investir no comedimento, seja para emagrecer, para ganhar massa muscular ou manter seu peso ideal. Mesmo parecendo simples, a recomendação pode apresentar algumas ciladas. Isso porque moderação não é algo mensurável. Ou seja, ela pode significar uma proporção diferente de pessoa para pessoa. Ainda mais quando se trata de algum alimento favorito. Afinal, é muito fácil agir com generosidade em frente à comida predileta.

PESQUISADORES TESTARAM O CONCEITO DE MODERAÇÃO

Para demonstrar a falta de consenso sobre moderação, pesquisadores da Universidade da Georgia recrutaram 90 mulheres para um experimento. Em frente a uma pilha de 24 bolachas, elas foram questionadas sobre a quantidade ideal que uma pessoa poderia comer. A resposta média foi de duas bolachas. Já quando os pesquisadores mencionaram a expressão “comer com moderação”, a quantidade aumentava para uma média de três bolachas.

O teste foi repetido com quase 300 pessoas, desta vez utilizando fotos de balas de goma. Além da quantidade aceitável para se consumir de uma só vez, os participantes foram questionados de forma ainda mais particular. Numa escala de 1 a 5 eles responderam o quanto gostavam de bala de goma. A frequência com que costumavam comer o doce também foi levada em conta. Como resultado, os maiores fãs de bala de goma classificaram como “moderadas” quantidades bem superiores do que os outros participantes.

Para concluir sua investigação, os pesquisadores apresentaram ao grupo uma extensa lista de alimentos e bebidas. A partir dela, os voluntários do experimento refletiram sobre toda a sua dieta. Novamente, quanto mais presente era determinado item na alimentação do participante, maior a quantidade que ele relacionava à moderação. Assim além do comedimento, é importante ter foco e atenção aos hábitos no momento de comer. A subjetividade do conceito de moderação não pode ser usada como justificativa, mas, sim, como meio para estimular mudanças. Comer com moderação é uma arte que exige planejamento e objetividade.

COMO COMER COM COMEDIMENTO

Alguns truques podem ajudar na hora de fazer refeições mais saudáveis e nutritivas, sem abusar das quantidades. Confira quatro dicas a seguir:

1- Use pratos menores

Se você costuma preencher todo o prato com comida, experimente comer usando um prato menor. Essa é uma boa estratégia para começar a reduzir quantidades sem que se tenha a sensação de estar comendo menos.

2- Não coma com pressa

Como se sabe, a partir da primeira garfada o cérebro leva em torno de 20 minutos para registrar que o estômago está cheio. Então, comer com calma é um exercício bacana para ser testado.

3- Pare de comer antes de sentir-se cheio

Essa é uma das regras de ouro para a longevidade. Na hora das refeições, preste atenção no que estiver comendo e encerre quando sentir que está 80% satisfeito. Afinal, quantas vezes você termina de comer e, passados alguns minutos, percebe que poderia ter parado antes?

4- Treine também seu paladar

O paladar é um sentido que pode ser desenvolvido e aprimorado ao longo da vida. Apesar disso, muitas pessoas chegam à idade adulta e seguem apostando em seus gostos infantis. Em vez disso, que tal abrir-se ao novo? Uma das formas de treinar o paladar é reduzir o doce dos alimentos já inseridos em sua vida. Gradativamente os gostos e hábitos alimentares podem ser adaptados de forma mais saudável. Além de experimentar cardápios diferentes você também pode contar com o apoio profissional de nossa área de nutrição.

Foto: Toa Heftiba/Unsplash

Para saber mais, entre em contato com a i9!

#seri9édez #comedimento #maissaudável #émaisqueexercício #i9oficial #i9academias #Nutrição #longevidade

0 visualização

Contato

Deseja conhecer a i9 academia? Agende uma visita! Será um prazer receber você!

Endereço: R. Augusto Jung, 481 - Centro, Novo Hamburgo - RS - CEP: 93510-340

Horário de funcionamento:

Segunda à sexta das 6h às 22h
​Sábados das 9h às 13h

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Whatsapp
arrow&v

© 2020 - Comunicação e Marketing i9 academia