top of page
  • Foto do escritori9 Academia

9 benefícios que a amizade traz para a vida


Tratando-se de saúde e qualidade de vida, muitas pessoas buscam em fórmulas milagrosas receitas para viver mais e melhor. Enquanto isso, um caminho efetivo está na simples combinação entre alimentação balanceada e uma boa rotina de atividades físicas. Além disso, diversos estudos e pesquisas científicas realizadas ao redor do mundo têm indicado mais um ingrediente para esta mistura. Trata-se de uma “arma secreta”, poderosa e gratuita chamada amizade. Com ela é possível combater doenças e diminuir os efeitos do envelhecimento precoce. Afinal, muitos costumes, características e sentimentos podem se propagar entre grupos de amigos e familiares. Parte daí a importância de cultivar e valorizar os bons relacionamentos. Assim fica fácil de garantir benefícios tanto para saúde mental quanto para a saúde física do corpo.





PARA NÃO PERDER A AMIZADE

Tão importante quanto reservar um tempo para si é dedicar um momento aos amigos. Além de não dar chances à solidão, o convívio social saudável ajuda a aumentar o bem-estar e diminuir o estresse e as preocupações cotidianas. Confira a seguir 9 motivos para seguir investindo numa boa amizade.

1. Vida longa

A presença dos amigos é capaz de melhorar em 50% a probabilidade de viver por mais tempo. A perspectiva foi apontada por pesquisadores da Brigham Young University, nos EUA. Durante sete anos e meio eles analisaram 148 estudos relacionados ao tema. Assim, chegaram à conclusão de que a falta de interação social pode ser tão prejudicial quanto o cultivo de maus hábitos. Ou seja, não ter amigos pode representar à saúde os mesmos efeitos causados pelo consumo de álcool ou de até 15 cigarros por dia.


2. Mais saúde para o cérebro e para o coração

Conforme estudiosos de Harvard, manter um ciclo de amizade ativo beneficia a saúde cerebral e ajuda a melhorar a memória. Outra pesquisa americana já apontou relação entre solidão e o risco de doença de Alzheimer. Além disso, pesquisadores da Universidade Columbia destacam que indivíduos solitários têm maior propensão a sofrer ataques cardíacos. De outra forma, pessoas felizes apresentam 22% a menos de risco de ter infarto ou doenças relacionadas ao coração.


3. Maior imunidade contra doenças

Outra questão levantada por estudos é a de que a amizade aumenta a imunidade do corpo. Dessa forma, a possibilidade de compartilhar a vida com os amigos reduz a incidência de doenças. Especialmente de gripes e resfriados ao longo da vida.


4. Capacidade de superação e recuperação

Muitas vezes a amizade é encarada como uma forma de proteção. Assim, ela representa grande importância na vida de quem precisa enfrentar desafios. Entre os exemplos estão a recuperação do câncer. Aqueles que podem contar com o apoio de pessoas queridas enfrentam com mais sucesso suas lutas diárias.


5. Melhora da autoestima

Sair ou estar entre amigos motiva muitas pessoas a investir em si. Ter vontade de se arrumar e se cuidar é ótimo para manter a autoestima.


6. Aumentar a positividade na vida

Durante duas décadas as Universidades da Califórnia e Harvard analisaram 5 mil pessoas para comprovar que a felicidade é contagiante. Isso porque a probabilidade de sorrir mais para a vida cresceu em até 60% nos participantes que conviviam com pessoas alegres. O resultado demonstra que se você é otimista, seus amigos têm grandes chances de serem também. Afinal estar próximo de pessoas queridas incentiva maior frequência de pensamentos e ações positivas.


7. Trabalhar a empatia

Compartilhar experiências e sensações é uma necessidade natural de qualquer ser humano. Nesse aspecto a amizade trabalha a capacidade de compreender e se colocar na pele do outro. Isso nada mais é do que empatia.


8. Amadurecer longe da depressão

Principalmente para as crianças, a prática de se relacionar e manter amizades ajuda a amadurecer. Conforme um estudo da Universidade do Maine, apenas um amigo de verdade já é suficiente para que os pequenos tenham um bom desenvolvimento psicológico. Além disso, independentemente da idade, a amizade afasta as pessoas da depressão e acaba com a baixa autoestima.


9. Foco na forma e no físico

Pessoas depressivas e solitárias tendem ao sedentarismo e a uma dieta desequilibrada. Por isso é tão mais fácil se comprometer com objetivos e realizar atividades quando se está em grupo. Tudo porque a amizade possui grande capacidade de influência. Segundo estudo da Universidade de Bristol, no Reino Unido, se seus melhores amigos praticam atividades físicas, são grandes as chances de você também acabar saindo do sofá.

Na i9 somos uma grande família de amigos comprometidos e focados na saúde e no bem-estar de todos. #Seri9éDez


193 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page